A Verdade sobre o Pentecostalismo





Há cerca de um século, o mundo protestante se viu invadido por um movimento avivalista que recebeu o nome de movimento pentecostal e mais recentemente o neopentecostalismo. O neopentecostalismo é uma vertente do evangelicalismo que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico. Os neopentecostais formaram um grupo coexistente com os pentecostais, mas com uma identidade distinta. Possuem uma forma muito sobrenaturalista de encarar sua vida religiosa, com ênfase na busca de revelações diretas da parte de Deus, de curas milagrosas para doenças e uma intensa batalha espiritual entre forças espirituais do bem e do mal, que afirmam ter consequências diretas em sua vida cotidiana. São, em geral, mais flexíveis em questões de costumes em relação aos Pentecostais tradicionais.

Com o advento do pentecostalismo passou a se ver nas igrejas algumas coisas nunca vistas antes. O que antes era um culto racional tornou-se um centro de emocionalismo exacerbado, onde na grande maioria dos casos as pessoas quase nunca conseguem ouvir a pregação da Palavra de Deus. A coisa chegou ao ponto de pastores recriminarem irmãos que não choram na hora do culto. O barulho alcançou decibéis muitas vezes insuportáveis, e é de se imaginar nesses momentos como Jesus ou Paulo pregavam. Alguém poderia imaginar o Rei dos Reis pulando e correndo enquanto pregava o evangelho da salvação? Ou mesmo Paulo de Tarso pulando em um pé só ou atirando-se ao solo urrando ou gemendo? Mesmo Lutero, será que entraria por essa linha? Essa modificação homilética chegou com o pentecostalismo, que confundiu pregações avivadas, como as de Wesley, com barulho emotivo e vazio. Eis a primeira contribuição prática do movimento. Passagens com Eclesiastes 5:1,2; Habacuque 2:20; Romanos 12:1 e I Coríntios 14:40, perderam completamente o sentido, sendo sumariamente ignoradas.

As seitas pentecostais têm se desenvolvido no clima obscuro e perverso, no qual multidões têm se envolvido com doutrinas de demônios. Tal multidão é explorada de todos os meios, especialmente material. São homens e mulheres completamente cegos quanto a verdade do evangelho, pois o diabo os mantém cegos (II Co. 4.4). Isto porque em tais seitas as fábulas, o sensacionalismo e o emocionalismo estão juntos e são armas fortes nas mãos do diabo para os manter longe da luz do evangelho de Cristo. O movimento carismático é um fenômeno do século vinte. Visto que suas práticas e ensinos são diferentes do que cristãos ortodoxos têm ensinado por dezenove séculos, nós acreditamos ser sensato examinar esses ensinos à luz das Escrituras. Nós não estamos dizendo que os carismáticos não são cristãos. E não estamos examinando suas práticas porque temos algo pessoal contra eles. Deus nos ordena a "julgar todas as coisas" (1Ts 5:21). Somos exortados a nos "apegar à palavra fiel" e a "convencer os que contradizem" (Tt 1:9). Assim, oferecemos esta exposição no espírito do amor cristão - amor por nossos irmãos, e acima de tudo, pela verdade de Deus. Ao examinarmos qualquer assunto, a pergunta mais importante é: "Que diz a Escritura" (Gl 4:30).


ALGUNS GRAVES PECADOS DO PENTECOSTALISMO



1. GANÂNCIA FINANCEIRA E AVAREZA

A ostentação de riqueza, o ganho fácil e a confortável vida movida a aviões particular, helicópteros e festas não é própria apenas dos neopentecostais, mas também de outros segmentos da igreja - uma dessas igrejas, até bem tradicional, em que seu líder se locomove para a casa da montanha de helicóptero, enquanto exige que seus membros nem televisão possuam! Enquanto milhares de obreiros residem em casas modestas no meio de sua comunidade, ao nível do povo que pastoreiam, vivendo na simplicidade, buscando o mínimo de conforto, outros se afastam do meio do rebanho e passam a viver em condomínios inacessíveis ao povo. Sua congregação não tem acesso a casa deles – diferentemente de quando nossa casa estava aberta aos irmãos. Essa é a nova cara da liderança eclesiástica da igreja brasileira.

Isso vai totalmente contra os ensinamentos do Senhor Jesus descritos abaixo, onde a riqueza no final dos tempos é extremamente condenada:

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse 3:17)

Embora seja verdade que Deus é poderoso e fiel para suprir todas as nossas necessidades, uma vida com Deus não é uma promessa de prosperidade econômica, mas uma promessa de redenção do pecado. Nós deveríamos morrer pelos nossos pecados (Romanos 6:23), mas Deus apresentou um sacrifício em nosso lugar, o Seu Filho unigênito e amado. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo (João 1:29). É próximo de blasfêmia enfatizar a prosperidade econômica sobre a redenção. Jesus não derramou o Seu sangue por nossos ganhos monetários, mas para a salvação de nossas almas - a redenção da alma é cara (Salmo 49:8).

2. O PENTECOSTALISMO ADOTA O SEU COGNOMINADO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO COMO “SEGUNDA BÊNÇÃO”

O pentecostalismo adota o seu cognominado batismo no Espírito Santo como “segunda bênção”, ou seja, uma bênção suplementar ou complementária à da salvação.

Isso nada mais é do que uma forma de catolicismo disfarçado, uma vez que o catolicismo ensina o mesmo com o seu chamado “sacramento” da crisma ou confirmação, que consiste precisamente num revestimento especial do Espírito Santo posterior ao “sacramento” da regeneração.

Uma das razões pela qual o que ocorreu no dia de Pentecoste deve ser considerado como um evento histórico único é o fato de que após o Pentecostes, crer em Cristo e o receber o Espírito Santo são simultâneos. O relato da pregação de Pedro em Atos 10:34-48 revela que os gentios receberam o Espírito Santo no momento em que creram. No clímax do sermão de Pedro, os gentios receberam o Espírito Santo. Que Pedro entendeu o batismo no Espírito como sendo simultâneo à salvação deles é evidente pelo fato de que imediatamente "ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo" (At 10:48). A regra é salvação e o Espírito ao mesmo tempo. Notem que o enfoque de Atos 10 e 11 não é em como receber o Espírito Santo ou em como receber uma segunda benção, pois os gentios não pediram, nem buscaram o batismo do Espírito. O ponto principal dos dois capítulos é mostrar que "também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para a vida" (At 11:18).


3. O MOVIMENTO PENTECOSTAL CLAMA QUE A CURA FÍSICA ESTÁ NA PROMESSA DA EXPIAÇÃO

Esse ensino é fácil de ser refutado. Se isso fosse verdade, nenhum crente morreria. Depois de dois mil anos de história, é óbvio que milhões de crentes salvos em Jesus Cristo, incluindo piedosos missionários e outros incontáveis crentes cheios do Espírito Santo, morreram vítimas de terríveis e inúmeros tipos de doenças.

A verdade é que hoje Deus segundo a Sua vontade pode curar ou não curar. As aflições e sofrimentos podem servir para aperfeiçoar nosso caráter, nos tornar mais dependentes de Deus, aprimorar nossa fé, nos deixar espirituais e ainda nos fazer provar do poder sobrenatural de Deus.

Portanto nossas orações devem ser sempre feitas no sentido "que seja feita a Vossa vontade", pois Deus sabe o que é melhor para cada um dos seus servos.

4.  TRANSE MÍSTICO DENTRO DA IGREJA - O MOVIMENTO PENTECOSTAL DECLARA QUE AS (SUAS) LÍNGUAS SÃO LINGUAGENS CELESTIAIS

O fanatismo, a falsa excitação, o falso falar línguas e os cultos ruidosos, têm sido considerados dons posto na igreja. Alguns têm sido iludidos a esse respeito. O movimento pentecostal e carismático, têm arrastados homens e mulheres a se entregar a sentimentos desordenados e excitados, e produzirem sons ininteligíveis a que chamam o dom de línguas, e essas classes parecem encantadas com essas estranhas manifestações. Esses movimentos fanáticos, essa algazarra e ruído, esse alarido e barulho, choca os sentidos e levam homens e mulheres ao erro.

A agitação nervosa, contorções do corpo, alaridos confusos e línguas estranhas em questões religiosas não prova de que o Espírito Santo de Deus esteja operando no coração. Quando o Espírito de Deus opera no coração, leva o fiel a ser obediente a sua Lei (Ezeq. 36:27, Atos 5:32, 1 João 3:24).

Hoje no movimento pentecostal e católicos carismáticos, ouvem-se muito barulho e gritarias nos seus cultos. Os freqüentadores desses movimentos, manifestam-se de maneira estranha, uma algazarra e desordem incontrolável.

As pessoas nos cultos pentecostais quando estão falando línguas estranhas ficam, agitadas, em delírios, em transe, sentimentos desordenados e excitados, agitação nervosa, contorções do corpo, alaridos confusos, algazarra e gritarias. Tudo isto, é contrário a Bíblia que diz “Longe de vós toda... gritaria...” (Ef 4:31), no púlpito e no culto tem que ter “reverência” (Heb. 12:28, Lev. 19:30), e “Tudo, porém seja feito com decência e ordem” (1 Cor. 14:40), porque Deus não é Deus de confusão” (1 Cor. 14:33). Nos cultos ruidosos pentecostais o que mais se vê, é “confusão” de línguas estranhas.

A Bíblia diz claramente que aquele fenômeno era simplesmente um dom espiritual que consistia na capacidade dada aos discípulos de falar linguagem humana existente: "Como, pois, os ouvimos cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?" (At 2.8) Note também que, no Novo Testamento, após Atos capítulo 2, aqueles discípulos, incluindo os apóstolos, não falaram mais em línguas desconhecidas! Leia todo o Novo Testamento e procure-os falando em línguas desconhecidas. Você não achará. Estes dons extra-ordinários cessaram ou foram aniquilados. Porque não são mais precisos. Agora a igreja do Senhor Jesus Cristo tem uma coisa melhor do que estes dons - a revelação inspirada e completa da Palavra de Deus.

5. ABSURDAS MANIFESTAÇÕES E EXPERIÊNCIAS

O pragmatismo pentecostal passa dos limites! O abuso escandaloso das unções extravagantes em círculos pentecostais chegou ao ponto ridículo de se imitar vozes e gestos de animais (leão, cachorro, galinhas, cobras, etc...) semelhante aos cultos demoníacos, nos quais as pessoas são possessas e se contorcem no chão em poses constrangedoras e indecentes. Isso ocorre em muitas igrejas pentecostais sem a menor refutação por parte dos membros nem líderes que são os maiores culpados dessa blasfêmia e querem que os outros acreditem que esse show deprimente e tenebroso vem de Deus.

A Bíblia diz “Longe de vós, toda... gritaria...” (Ef 4:31). O nosso Deus, é Deus de ordem, e onde há gritarias, ruídos altos e algaravia, Ele não está presente.

O Espírito Santo equipa a igreja com dons proveitosos. O diabo equipa pessoas com carnalidade, tais como, ficar rindo feito um doido nos bancos das igrejas, ficar caindo no chão da igreja sem propósito algum, ficar andando de quatro como animais… O Espírito Santo não é palhaço. Fique atento com coisas como essas e fuja delas. Tem muito teatro e manipulação envolvidos, além, é claro, da falta de embasamento bíblico para tais praticas. Busque unções verdadeiras como a de servir, de orar, de evangelizar, de levar a cruz de Cristo…

6. PRIORIDADE AOS CARISMAS

O movimento pentecostal em seus cultos e nas suas vidas sempre priorizam manifestações carismáticas em vez do fruto do Espírito (Gálatas 5:22) e o ensino das escrituras, pois basta alguém em cima de um púlpito falar algo estranho e já começam a chorar e fazer o que chamam ser pentecostal...isso é o poder de Deus? Dizem ser isso comunhão com Deus e espiritualidade, mas o Apóstolo Paulo quando referiu-se a igreja de Corinto, chamou aqueles irmãos de carnais, mesmo usufruindo de certos dons. Não podemos julgar ser alguém espiritual somente porque possui dons estranhos, pois naquele dia muitos dirão: no teu nome, expulsamos demônios, curamos os enfermos, profetizamos e o nosso Mestre dirá: "apartai - vos de mim porque nunca vos conheci" (Mateus 7:22-23).

7. VENDA DE OBJETOS UNGIDOS

Rosa do amor, cimento da casa própria, água ungida, martelo da justiça, toalhinhas… jamais oferte nada em troca dessas coisas. São ridículas! É um estelionato que ilude as pessoas. Deus age em nossa vida por meio da fé e não de objetos. Deus não cobra para abençoar. Não encha os bolsos de pastores travestidos de lobos! Quem adquire tais coisas quer barganhar com Deus e se dará mal. O verdadeiro servo de Deus foge disso e confia em Deus plenamente sem a necessidade de adquirir, tocar ou ver nada.

8. CULTOS ANTROPOCÊNTRICOS E CENTRADOS NO ENTRETENIMENTO

Ou seja seus "cultos" são totalmente voltado para eles mesmos, tirando assim a Glória que pertence somente a Deus. Nessas reuniões Deus trabalha em função do homem - seus hinos nos mostram essa verdade. O Culto se torna uma forma de satisfação pessoal e emocional, alguns ousam dizer que Deus não fala com eles em determinados cultos, mesmo a palavra tendo sido pregada, pois esperam uma forma mística de revelação, em especial a profecia. Até suas orações são antropocêntricas, porque oram assim: "Deus dá-nos um culto abençoado!" Pera aí, Deus deve me dar um culto abençoado, ou eu devo tributar a Ele um culto abençoado? Afinal o culto não é pra mim, mas para Ele! O culto a Deus não deve ser realizado com o objetivo de atingir os homens, mas de glorificar unicamente a Deus.  

Ademais, Igreja não é clube, nem shopping, nem boate, nem parque de diversões. Igreja é local de proclamação da Palavra, glorificação de Deus, comunhão. Fuja de igrejas que querem competir com o entretenimento que há no mundo. Igreja não foi feita para entreter, mas para transformar vidas. E transformação é pelo conhecimento da Palavra da vida. Por isso, o culto deve ser centrado na Palavra e em Jesus Cristo.

9. UTILIZAM MULHERES COMO PREGADORAS E LÍDERES DE TAIS MOVIMENTOS

Este é um outro aspecto onde as seitas pentecostais se colocam contra a Bíblia. É bom lembrarmos que não existe na Bíblia nenhuma passagem que autorize as mulheres a assumirem cargos de liderança eclesiástica, e muito menos serem consagradas ao pastorado e/ou ao diaconato. A Bíblia, de fato, ordena as mulheres a estarem caladas nas Igrejas (I Coríntios 14:34). O movimento pentecostal promove uma transformação na hierarquia ordenada por Deus na Bíblia, Ele ordena submissão e silêncio, o pentecostalismo coloca a mulher na posição de liderança na igreja, e sobre o próprio marido. Desta forma usurpam a posição do homem que é a cabeça da mulher (I Co 11:3). A práxis pentecostal é condenada pela Escritura Sagrada: "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio."(I Tm 2:11-12) 

10. DISTORÇÃO DOS TEXTOS BÍBLICOS

Outro erro cometido pelos pentecostais descontrolados é o fato de distorcerem as escrituras para justificarem essas extravagâncias pentecostais, por exemplo: usam o texto que diz que abraão foi fortificado na fé dando glória a Deus para dizerem que os crentes devem glorificar a Deus em voz alta. Será que abraão ficava andando na rua gritando glória a Deus?? Era esse tipo de glória que abraão nosso pai na fé atribuiu a Deus? Ou foi sua fé que implica também obediência à Palavra de Deus que fez o Senhor ser glorificado na vida do nosso nobre patriarca? Outro texto usado é aquele que Herodes morreu comido por bichos por não dar glória a Deus..será que o que Deus queria realmente de Herodes era que ele gritasse Gloria? Ou que reconhecesse Deus como Senhor? E o pior esses supostos "apóstolos" ainda ameaçam as ovelhas do Senhor dizendo que se não glorificar serão castigados.

11. TIETAGEM A ARTISTAS GOSPEL

Fuja da idolatria a personalidades gospel. Qualquer forma de admiração excessiva que te leve a colocar tal personalidade em um altar, é pecado. Histeria, choro descontrolado e sacrifícios por essas pessoas ofendem a Deus. Toda glória a Deus! Deus não divide sua glória, por isso, cuidado com a idolatria a artistas, que tem sido muito praticada atualmente dentro da igreja e que é destrutiva.

12. IDOLATRIA A LÍDERES (APÓSTOLOS, BISPOS, PASTORES, ETC.)

Não coloque um líder, seja quem for, debaixo de uma infalibilidade que ele não tem. A palavra de qualquer líder está sujeita à Palavra de Deus. Só será correto o que o líder diz, se o que disser, estiver de acordo com o que Deus disse na Bíblia. Se você defende seu líder baseado em milagres, demonstrações de poder, etc, e não baseado na conduta dele ser de acordo com a Palavra, está errado. Um líder verdadeiro é instrumento de Deus e mais nada. Cuidado com os falsos líderes que te levam a idolatra-lo. Servos de Deus só adoram a Deus.

13. PROPAGAÇÃO DO ECUMENISMO

O movimento pentecostal promove o ecumenismo. Nenhum outro movimento "evangélico" foi tão bem sucedido em promover o ecumenismo como o movimento pentecostal. A Bíblia diz: "…sai do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor…" (II Co 6:17).

Ecumenismo é o processo de busca da unidade, que vai totalmente de encontro com a nova ordem mundial. Ele é perigoso porque não é Bíblico nem Cristão. É afronta a Deus, Sua Palavra, Seu Filho e Sua Igreja e ao Espírito Santo também. Por isso não devemos entrar na onda e termos medo ou vergonha de sermos considerados sectaristas ou Separatistas.

14. O REINO DELES É DESTE MUNDO

A nova liderança dos neopentecostais tem outro foco que não é o reino de Deus futuro, mas o reino deles, agora. Eles têm prazer nas coisas do mundo. A Bíblia diz: "…qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4:4). Seu império particular e o império de sua denominação ou de suas comunidades constituem o reino deles na terra. Enquanto todos os demais trabalham para a vinda do reino, esses novos líderes crêem que estão no reino, e que já são príncipes de Cristo aqui na terra. E para viver como príncipes, formam seu séquito de seguidores que os servem ludibriadamente. Enquanto Jesus apontava para a chegada iminente do reino de Deus, a nova liderança da igreja crê que vive o reino, aqui e agora! Por isso intrometem-se na política, pensando que por ela governarão na terra e trarão o governo de Cristo aos homens. E, da mesma forma que entram na política e buscam para si títulos políticos, se prostituem com o sistema e podem ser vistos agradecendo a Deus pelas graças recebidas, como no caso dos deputados evangélicos neopentecostais do Distrito Federal. Estes são a pontinha do iceberg, porque existem milhares de pastores vendidos ao mundo e que recebem polpudas somas de dinheiro para transformar sua congregação em curral eleitoral.


CONCLUSÃO


A Falsa e a verdadeira estrutura de Salvação:

A Estrutura de Salvação Pentecostal……………….Estrutura de Deus
 
1- Prosperidade Financeira——————Nunca prometido
2- Mulheres na posição de liderança na igreja—————Mulheres estejam caladas
3- Salvação depende da nossa performance—————–Somos salvos pela performance de Cristo
4- Salvação pela obediência—————Somos salvos pela obediência de Cristo
5- Salvação pelas obras—————–Somos salvos pelas obras de Cristo
6- Boa conduta e boas obras resultam em salvação—————Boa conduta e boas obras resultam em Galardão
7- Ecumenismo em torno de doutrina comuns—————Não pode haver união com a falsidade
8- Política com as nações—————Não envolvimento
9- Espírito Santo traz barulho, danças, línguas, baterias————Espírito Santo traz paz, ordem
10- Dom de línguas que não existem para conversar com Deus————Dom de línguas estrangeiras (que existem) pra pregar o evangelho.

. . . . .

Vimos que o movimento pentecostal e seus ensinos não se harmonizam com as Escrituras. É abominável esses pastores de hoje que prometem mais do que a Bíblia promete para fazerem os homens virem a Cristo: "Venha para Cristo e Deus vai consertar isso. Venha para Cristo e Deus vai consertar aquilo."

Não menosprezem o chamado do Evangelho. Venha para Cristo por causa de Cristo. Venha para Cristo para viver com Cristo. O céu não é o céu por causa das ruas de ouro e portões de pérola, céu é céu devido a presença de Deus manifestada em Seu Filho.

Não poderíamos terminar estas considerações sem fazer, em Nome de Jesus Cristo, um apelo honesto, sincero e com amor àqueles que estão ainda debaixo do jugo desta seita. Se você amigo que pertence a este movimento, e crê na salvação pelas obras, não é possível que seja salvo. Lembremo-nos também que, multidões lotando templos (argumento preferido dos pentecostais para tentar autenticar suas crenças) ou "denominações super-poderosas", não significam absolutamente NADA nos dias de apostasia em que vivemos. Saia dessa confusão.

Prezado amigo leitor, se você ainda não conseguiu a certeza de sua salvação, é porque você não aceitou o Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, ou é porque você não está confiando em suas gloriosas promessas.

Volte a ler esta mensagem, meditando com seriedade em todo o seu conteúdo, porque Deus quer lhe dar essa bendita certeza, que é a coisa mais bela e confortadora que existe no Evangelho de Cristo.

DEUS te esclareça, amigo(a) pentecostal. É meu desejo sincero e minha sincera oração.






LEITURA COMPLEMENTAR:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...