As 7 épocas antes da restauração de tudo



A Palavra de Deus revela que a humanidade passará por 7 épocas antes da restauração de todas as coisas. Em cada época há uma responsabilidade especial; em cada responsabilidade há um fracasso; e em cada fracasso há um julgamento. Quais são essas 7 épocas, as 7 responsabilidades, os 7 fracassos e os 7 julgamentos e onde está escrito isso nas Sagradas Escrituras?


– Os 7 tempos são os seguintes:

1 – TEMPO DA INOCÊNCIA – Começa em Gênesis 2, com a criação do homem e termina em Gênesis 3, com a queda no pecado .
a) Responsabilidade: Guardar o Jardim e Não comer do fruto proibido
b) Fracasso: comeram
c) Julgamento: expulsão do Jardim

2 – TEMPO DA CONSCIÊNCIA – Começa com a expulsão do homem do Jardim do Éden (Gênesis 3) e termina com o Dilúvio (Gênesis 7).
a) Responsabilidade: Obedecer e Adorar a Deus
b) Fracasso: Corrupção
c) Julgamento: Dilúvio

3 – TEMPO DO GOVERNO HUMANO – Gênesis 11 – Após o Dilúvio os homens resolvem se juntar num só lugar (contrário ao mandamento de Deus de se espalharem e povoarem a terra toda), e ainda constróem uma grande torre, para escapar de um novo Dilúvio, se porventura Deus resolver enviar para castigá-los, esquecendo-se da promessa de Deus de que jamais destruiria a terra com água novamente.
a) Responsabilidade: Espalhar-se, povoar a terra
b) Fracasso: Não se espalharam - Torre de Babel
c) Julgamento: Confusão das línguas

4 – TEMPO DOS PATRIARCAS – Gênesis 12 – Deus chama Abraão para ser o pai de uma nova nação (Israel), e através desta nação O Salvador do Mundo será enviado a terra. Para isso, Abraão e seus descendentes deverão morar em Canaã.
a) Responsabilidade: Morar em Canaã
b) Fracasso: Moraram no Egito
c) Julgamento: Escravidão

5 – TEMPO DA LEI – Começa em Êxodo 20 – Após tirar seu povo rebelde do Egito, Deus faz um novo pacto com eles no Monte Sinai, entregando-lhes uma Lei e preparando-os para receberem o Messias, o Salvador Ungido.
a) Responsabilidade: Guardar a Lei, Receber o Messias
b) Fracasso: Quebraram a Lei, Rejeitaram o Messias
c) Julgamento: Dispersão – Quando Jesus começou seu ministério na terra, o povo de Israel O rejeitou, entregando-O para ser crucificado. Cerca de 40 anos depois de Jesus voltar para o céu, Jerusalém foi invadida e destruida pelos romanos e os judeus (o povo de Israel) foram expulsos de sua pátria, para vagabundarem durante quase 2000 anos nos países estrangeiros.

6 – TEMPO DA GRAÇA – Começou em Atos 2 quando O ESPÍRITO SANTO foi enviado ao mundo para preparar um novo povo de Deus, chamado Igreja, formada de judeus e gentios (=nações não israelitas). É o tempo atual.

a) Responsabilidade: Aceitar o Cristo
b) Fracasso: Rejeição – É o que está acontecendo hoje.
c) Julgamento: A Grande Tribulação – um tempo de julgamento, quando Deus entregará o planeta nas mãos de Satanás, por um período de 7 anos, já que a humanidade rejeitou O Príncipe da Vida e escolheu o Príncipe das trevas.

7 – TEMPO DO REINO – Apocalipse 20 - É o último período, quando após Jesus retornar e destruir o trono de Satanás na terra, estabelecerá seu Reino no céu, que terá a duração de 1000 anos, por causa de uma última prova.
a) Responsabilidade: Obedecer ao Rei
b) Fracasso: Rebelião
c) Julgamento: Fogo


Por que esse Reino de Cristo só durará 1000 anos, quando as Escrituras Sagradas dizem que O Reino do Messias é um Reino Eterno? Na verdade, quando Jesus retornar, Satanás será amarrado no abismo para durante 1000 anos não tentar ninguém. Nesses 1000 anos a Igreja estará vivendo sua idade de ouro, com muita prosperidade, justiça e paz, pois Jesus estará reinando pessoalmente. A rebelião é em relação aos ímpios que morreram sem terem aceitado Cristo e ressucitarão p/ serem julgados e lançados ao inferno.



O Milênio e A Nova Jerusalém



A Nova Jerusalém é uma cidade espiritual, pois o primeiro céu e a primeira terra (o nosso planeta e universo) não mais existirão:

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. (II Pedro 2:10)

“E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”  (Apocalipse 21 : 1)

Toda a corrupção  política do governo  global  e imundice praticada pela humanidade serão esquecidas:

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.”  (Isaías 65 : 17)

Somente após as sete pragas a Nova Jerusalém surgirá:

“E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.”  (Apocalipse 21 : 9)

Durante as sete pragas, 1/3 das árvores será dizimada. Isso indica que será criado um amor doentio pelo meio ambiente, pois adorarão  mais a criação do que o Criador:

“E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.”  (Apocalipse 8 : 7)

Continuando o juízo sobre a adoração ambiental, 1/3 do mar  e 1/3  dos rios serão devastados:

“E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.”  (Apocalipse 8 : 8)

“E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.”  (Apocalipse 16 : 4)

O Apóstolo João foi levado em espírito para ver a Nova Jerusalém, por isso trata-se de uma cidade espiritual:

“E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.”  (Apocalipse 21 : 10)

Durante a Grande Tribulação,  cristãos que não aceitaram a sã doutrina entregarão seus irmãos na fé  para serem mortos pelo governo por não estarem adorando o meio ambiente.Isso encontra-se no quinto selo:

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. (Apocalipse 6:9)

Os degolados dignos da era vindoura estarão repousando até a chegada da Nova Jerusalém:

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. (Apocalipse 6:11)

João foi arrebatado em espírito ao primeiro céu…

“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,”  (Apocalipse 1 : 10)

e depois novamente para ver a cidade espiritual:

E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. (Apocalipse 21:9)

A nova Jerusalém não terá qualquer sistema político, social ou econômico podre criado pelo ser humano que é totalmente falho, pois  Deus e o Senhor Jesus serão os únicos construtores:

“Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.”  (Hebreus 11 : 10)

“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.”  (Apocalipse 22 : 3)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...