terça-feira

Planos de Leitura da Bíblia



Ler sistematicamente a Bíblia Sagrada é um desafio. Porém, é uma necessidade para todo seguidor de Jesus Cristo.


Por que ler a Bíblia?

Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos sabendo o que ele exige de nós e o que ele nos promete: 2 Timóteo 3.16; João 5.39; 2 Pedro 1.4.

Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: João 3.16 20.30-31.

Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de amor: Mateus 5.43-48; 1 Corintios 13; Romanos 12.9-21

Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz: João 14

Porque suas palavras falam ao coração angustiado e o consolam: Salmo 103

Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar: Efésios 5.22 a 6.4


Como ler a Bíblia

Antes de iniciar, ore para que Deus o oriente e abençoe na leitura e, ao terminar, agradeça-lhe as bençãos recebidas através dessa leitura.

Leia com reverência e humildade e, sempre que possível, procurem ler trechos que tenha sentido completo.

Medite naquilo que você está lendo e construa sua vida sobre as promessas e os ensinamentos que ela apresenta.


Sugestões Práticas


-Tome uma decisão.

-Lute contra sua natureza carnal. Ela não gosta de ler a Bíblia.

-Não desista diante dos obstáculos.

-Seja sistemático. Isso criará o hábito.

-Inicie e termine cada período com oração.

-O dia no qual tiver dificuldades de fazer a leitura de uma única vez divida-a em duas ou mais partes, mas não deixe de fazer a leitura equivalente para o dia.

-Quando passar por seções de difícil leitura e compreensão, não pare. Continue lendo. A compreensão é gradativa.



A fim de cooperar com este propósito disponibilizamos alguns exemplos de planos de leitura bíblica logo abaixo. Encontre o que melhor se encaixar a sua realidade e leia já a bíblia!




– Plano de leitura bíblica em 1 ano. Aqui temos um plano de leitura anual em ordem cronológica, ou seja, leia as histórias na sequência em que elas aconteceram de verdade. Este plano foi desenvolvido de acordo com a ordem dos acontecimentos para facilitar a compreensão da história do povo de Deus. O início da leitura não precisa ser necessariamente no 1°dia do ano. Embora isto seja o ideal, você pode começar a leitura em qualquer dia.

Plano de leitura para novos convertidos. Esse plano de leitura é ideal para quem ainda tem pouco tempo de conversão ou ainda não tem muito conhecimento da Bíblia. Ele traz três sequências interessantes de leitura que te farão conhecer os principais pontos da Bíblia em pouco tempo. Vale a pena fazer esse plano de leitura!  

Plano de leitura bíblica em 6 meses. Esse é um dos planos mais arrojados de leitura da Bíblia, uma vez que alterna entre Antiga e Nova Aliança. Quem quiser topar o desafio, vá em frente.
Plano de leitura da Bíblia em 6 meses - Clique aqui para abrir

Plano de leitura do Novo Testamento em Aprox. 3 meses. Aqui temos um plano bem interessante para quem quer começar a leitura apartir da Nova Aliança, e além disso o legal é que vai exigir apenas 78 dias. O Link abaixo para a visualização é o mesmo do plano de 1 ano, bastando apenas que você comece contando do capítulo do Novo Testamento (Mateus) e prossiga adiante com a ordem do cronograma.

Plano de leitura bíblica para crianças. As crianças também devem ser incentivadas a conhecer e amar a Palavra de Deus. Por isso compartilho um plano super legal que visa incentivar as crianças a ter um momento super divertido de leitura da Bíblia.
Plano de leitura da Bíblia para crianças – Clique aqui para abrir


Que esses planos sejam de grande utilidade para você e lhe ajude a se organizar e seja um incentivo a ler a Palavra de Deus por completo!


"...assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a envi­ei." (Isaías 55:11)



Curiosidades

A palavra bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).

Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da bíblia, contudo, a bíblia tem um único autor intelectual que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros da bíblia não escreveram aquilo que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura (Bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.

A Bíblia contém cerca de 773.693 palavras com 3.566.480 letras.

A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

O Salmo 14 e o 53 são iguais.

O capítulo mais longo é o Salmo 119.

O capítulo mais curto é o Salmo 117.

Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.

O versículo mais curto se encontra em Êxodo 20:13.

Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram Seus discípulos.

Há 3.573 promessas na Bíblia.

A última promessa encontra-se em Apocalipse 22:12.

As cinco promessas mais inspiradoras da Bíblia encontram-se em: João 14:1-3; João 14:23; João 6:37; Mateus 11:28; Salmo 37:4.

Àqueles que se jactam de perfeição convém ler o sexto capítulo de Mateus.